Trabalho em Equipe: O Segredo dos Times de Alta Performance
Sempre ouvimos que as empresas buscam incansavelmente o melhor resultado, e que isso depende de como seu time desenvolve seu papel, conseguir envolver e motivar os colaboradores a alcançar os objetivos junto à empresa requer engajamento e algumas táticas para garantir ou proporcionar certa medida de colaboração sólida e eficaz.
Colaboradores competindo por promoções; tarefas determinadas por um gerente responsável por avaliar a performance; regras seguidas com critério. A maioria de nós crescemos ao redor de organizações que se encaixam num modelo padrão. Essa é a receita para a burocracia – sistema em que toda grande organização do planeta opera, vinda da mistura das estruturas de comando do exército e engenharia industrial. Durante anos esse modelo contribuiu para alcançarmos o patamar que chegamos, e talvez sem isso ainda estaríamos emperrados em modelos improdutivos e pouco criativos.
No entanto, o modelo mental das pessoas está se transformando e, para que uma empresa possa prover resultados mais consistentes e lucrativos através de seu capital humano, ela precisa adotar uma cultura colaborativa, onde todos colaboradores mantêm sua participação ativa dentro da empresa, em um ambiente de cooperação e colaboração, e nada disto será possível se não entendermos a importância do trabalho em equipe.
Confira neste artigo quais aspectos devemos trabalhar para estimular e construir times de alta performance através do trabalho em equipe.
TRABALHO EM EQUIPE: SUA EMPRESA SABE O QUE É?
Por definição, o trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. Muitas empresas se apegam apenas ao trabalho em equipe por definição, mas esta modalidade, quando bem desenvolvida, vai além de seu significado.
O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos da empresa, para isto, é necessário criar um laço, uma conexão com o propósito da empresa com cada colaborador, para que suas forças em conjunto sejam direcionadas a eles.
O trabalho em equipe também promove o engajamento dos colaboradores, pois afinal, trabalhar em conjunto é importante em todas as vertentes da vida, sejam elas pessoais ou profissionais. Se houver um objetivo comum estabelecido pelo desempenho de um grupo de pessoas, é mais provável que cada um se sinta motivado a agir nesse sentido, produzindo resultados mais consistentes.
Criar um ambiente colaborativo constrói equipes engajadas e comprometidas com o propósito, desenvolvendo sua alta performance e garantindo sucesso a companhia em vários aspectos, como o esforço e desempenho para cumprir metas e objetivos propostos no planejamento da empresa, desenvoltura e elaboração de soluções criativas em momentos de tensão e adversidade, aprimoramento dos processos e ferramentas de trabalho para ser ainda mais produtivos, e fora a mídia espontânea realizada externamente, gerada pela satisfação de pertencer, que atrai e cativam os Stakeholders em torno da sua marca.
No fim, o trabalho em equipe como solução para resolver problemas fica bem abaixo de sua capacidade potencial, pois um time de alta performance envolvido com o propósito e motivado a segui-lo, combinados com seus esforços coletivos, pode prevenir que os problemas aconteçam.
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE PARA CRIAR TIMES COLABORATIVOS
O Trabalho em Equipe é o ponto chave para ter um time colaborativo, pois estes necessitam da união e cooperação de todos em torno do propósito e dos objetivos da empresa.
Nos últimos anos vem se fortalecendo, por parte de grandes empresas, um modelo de trabalho muito mais focado na colaboração do que na competição interna. Não que ela esteja fora de moda, mas a competição interna nas empresas depende de uma compreensão maior dos benefícios de competir e os desgastes que esse modelo pode gerar.
Os times colaborativos compreendem a importância do trabalho em equipe para o desenvolvimento da empresa, e que se o resultado não for em conjunto coloca-se em risco sua longevidade.
Isso faz com que os colaboradores unam o desejo de potencializar os resultados da companhia ao seu desejo pessoal de crescer e se autodesenvolver junto à companhia. Esta relação humaniza os processos do negócio, a empatia, o compromisso, os valores, a união e sinergia da equipe e o engajamento acontecem naturalmente, aproximando ainda mais os clientes, acionistas, fornecedores e possíveis públicos da sua marca.
CONEXÃO COM O PROPÓSITO
O Propósito responde ao porquê nós existimos, seja como empresa, como líderes ou como profissionais. Ele não substitui a relação com a Missão, Visão ou Valores, mas nos remete a uma questão anterior que é: Por que fazemos o que fazemos?
Todos nós temos propósitos em nossas vidas, mesmo que inconsciente, é isso que atribui sentido a nossas ações e mantem nossas forças voltadas ao cumprimento de metas para atingir os objetivos em prol do nosso propósito.
Assim como na vida, seguir o Propósito da companhia é muito importante, pois ele será o norte das ações dos colaboradores, mas este precisa ser bem claro e estar presente em todos os processos e ações internas.
Entenda neste post a Importância de ter um Propósito claro e definido para o sucesso da empresa.
O Propósito é algo grandioso o suficiente para gerar motivação e engajamento das pessoas, e quando os colaboradores estão conectados com o propósito da empresa, isto estabelece uma sinergia entre eles e fortalece o senso de trabalho em equipe da sua empresa. E como diz Joey Reiman:
“QUANDO O PROPÓSITO GUIA, O LUCRO ACOMPANHA”
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